MCTI promove encontro inédito de integrantes do Startup Brasil
Empreendedores, aceleradoras, parceiros e governo federal estiveram juntos pela primeira vez no dia 26 de setembro, no Rio de Janeiro, no evento Welcome Aboard, do Startup Brasil – ação do programa TI Maior para apoiar empresas nascentes com foco em tecnologia.
A reunião de todos os atores do Startup Brasil se deu para possibilitar a ampliação de networking, a construção de parcerias de negócios, o fortalecimento dos modelos de negócios das empresas nascentes, o entendimento de pormenores do programa, além do intercâmbio de experiências.
As inscrições para a segunda etapa de seleção de startups a serem aceleradas pelo projeto abrem no dia 1º de outubro. Desta vez, de 50 a 70 empresas selecionadas passarão pelas fases de pesquisa e desenvolvimento (P&D), gestão, mercado e funding nas aceleradoras credenciadas, em um período entre seis e 12 meses.
O secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgílio Almeida, disse que o próximo processo seletivo será exatamente como o primeiro. Ele espera, no entanto, uma participação mais intensiva de todas as regiões do país.
“Gostaríamos de ter mais empreendedores do Centro Oeste, do Nordeste e do Norte no programa; a primeira leva de empresas selecionadas foi predominantemente do Sudeste”, disse. Ele lembra que serão investidos R$ 13,5 milhões neste segundo edital.
A grande novidade acontecerá no lançamento do terceiro edital. “A ideia é aumentar o número de startups aceleradas, o que vai demandar mais aceleradoras, para que a qualidade do trabalho seja mantida mesmo com a ampliação”, adianta Rafael Moreira, coordenador geral da iniciativa e gestor de Software e Serviços de TI da Secretaria de Políticas de Informática do MCTI.
As 56 empresas e as nove aceleradoras selecionadas no primeiro edital do Startup Brasil tiveram um minuto para se apresentar. Entre elas a Outsource Brazil, que acelera cinco startups do projeto: a Data Event, a Edusynch, a Evobooks, a Marca Fácil e a Mundo de Aventuras.
“Recebemos empresas com diferentes graus de maturidade: algumas ainda não têm o produto, outras não sabem como vender o produto já desenvolvido, outras precisam expandir a base de clientes. E o interesse é tê-las em um mesmo ambiente, onde uma possa aprender as boas práticas das outras, fechar negócios com as outras, indicar parceiros para as outras“, diz Alex Jacobs, um dos sócios da Outsource Brazil, selecionada pelo programa, assim como a MGTI, a Aceleratech, a Microsoft, a Papaya, a Pipa, a Start You Up, a Wayra a 21212.
A Estoks, acelerada da 21212, já sabe como investir os recursos recebidos para alavancar o negócio: “Vamos focar na melhoria da plataforma, na captação de parceiros e em vendas neste primeiro momento”, diz Isabel Wanderley, uma das três sócias da startup.
(Com informações do MCTI)
Quer estudar no Vale do Silício? Mobilidade em SP é o caminho
Embora o trânsito de São Paulo seja um patrimônio à imobilidade, um tributo inquestionável à arte de ficar parado por horas no mesmo lugar, chegou a hora de derrubá-lo.
Eu sei que é difícil se desapegar daquela cena maravilhosa, onde a monotonia e o cheiro de fumaça da Francisco Morato ou da Rebouças criam uma sensação inesquecível de confinamento e tédio. Mas, enfim. Não adianta tratar o amontoado de carros nas marginais como o Cristo Redentor ou as igrejas de Olinda. E, para um desafio dessa monta, nada melhor do que chamar as mentes mais inovadoras do Brasil para um desafio.
A FIAP, uma das melhores faculdades de tecnologia do país, lançou a quinta edição do Call to Innovation, um concurso cultural criado em parceria com a Singularity University. Para você ter uma ideia, a Singularity University é mantida por empresas como Google, Cisco e Nokia e tem a missão ambiciosa de debater e elaborar respostas para os maios desafios da humanidade – com o que tem de mais avançado em tecnologia, hoje. Entre os ex-alunos da instituição estão Gerald Huff, diretor de inovação tecnológica do Intuit, e Michael Gillam, diretor do medical media lab da Microsoft.
Nosso objetivo é fortalecer o empreendedorismo social e ajudar mais de 11 milhões de pessoas que tentam se movimentar na cidade de São Paulo. Os conhecimentos adquiridos no curso da Singularity University serão úteis para colocar em prática a proposta de inovação tecnológica para melhorar a mobilidade urbana, uma das maiores preocupações do cidadão que se submete diariamente a um verdadeiro sacrifício para se locomover na capital paulista”, conta a CMO (Chief Magic Officer) da FIAP, Nathalie Trutmann.
O vencedor do concurso receberá uma bolsa de estudos para o Graduate Studies Program (GSP) 2014 da Singularity University, incluindo alimentação e estadia no campus da SU, dentro das instalações da NASA Ames, na Califórnia, além das passagens de ida e volta para os EUA. Os alunos estarão em contato com nomes como Vint Cerf, um dos inventores da internet, Dan Barry, ex-astronauta que participou de três viagens espaciais pela NASA, Ray Kurzweil, futurista e autor do best-seller “The Singularity is near”, e Peter Diamandis, um dos principais empreendedores da área de voos espaciais. Larry Page, do Google, já expressou seu reconhecimento com relação à SU. “Se eu fosse um estudante, é aqui que eu gostaria de estar”, afirmou.
Além disso, o vencedor do concurso também receberá uma bolsa integral para um curso do programa de MBA da FIAP. O curso é na cidade de São Paulo, em turmas com início até março de 2015. As inscrições podem ser feitas até 16 de março de 2014 pelo site www.fiap.com.br/calltoinnovation.
Mas eu posso participar? Depende. Podem participar do Call to Innovation brasileiros ou naturalizados com mais de 18 anos, que residam no país e que sejam estudantes universitários ou já graduados em qualquer área do conhecimento. Como o curso da SU é integralmente ministrado em inglês, uma das exigências é que o participante tenha fluência no idioma. O resultado será divulgado em 4 de abril no site www.fiap.com.b/calltoinnovation.
Festival de empreendedorismo
Pelo 2º ano consecutivo, a Fiap foi classificada no chamado “Grupo de Excelência” do Ministério da Educação. Este grupo reúne as instituições com notas 5 e 4 (escala de 1 a 5), considerando o IGC (Índice Geral dos Cursos), que é o indicador de qualidade mais importante do ensino superior. Uma das marcas da faculdade é sua obsessão em espalhar o empreendedorismo tecnológico no país.
Uma prova recente é o destaque que obteve no 9º Festival de Empreendedorismo da FIESP, que aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro. O festival é o maior acontecimento de empreendedorismo do Brasil. Realizado pelo SENAI e FIESP, reúne anualmente startups, empreendedores, executivos, universitários, freelancers, pesquisadores e muitos outros interessados na formação de novos líderes globais para disseminar a cultura empreendedora com intuído de melhorar o futuro dos negócios nos próximos anos.
Os docentes da instituição ofereceram mentoria durante o Hackathon, uma maratona de 15 horas que reuniu programadores, designers e demais profissionais ligados à tecnologia da informação a fim de criar um aplicativo gratuito de apoio aos empreendedores. Três equipes ficaram para a final, e venceu o projeto Ponto Certo, um aplicativo que auxilia o novo empreendedor a escolher o melhor ponto para iniciar o seu negócio, diminuindo o tempo e custo de pesquisa de mercado.
Viu por que o concurso da FIAP é o melhor caminho para, finalmente, colocar o trânsito no museu? Afinal, é onde todos nós queremos que ele esteja num futuro (muito!) breve.
O SEED de Minas Gerais recebe até o dia 17/10/2013, inscrições de startups do Brasil e do mundo
Estamos buscando pessoas com ideias inovadoras, ainda em estágio inicial, ou seja, que estejam planejando ou desenvolvendo um produto escalável e de alta tecnologia.
Mas acima de tudo estamos procurando profissionais excepcionais, com motivação e atitude para não só conseguir alavancar sua própria startup como para contribuir com o desenvolvimento do ecossistema local.
Mas acima de tudo estamos procurando profissionais excepcionais, com motivação e atitude para não só conseguir alavancar sua própria startup como para contribuir com o desenvolvimento do ecossistema local.
Você possui uma startup e quer participar do SEED? Ótimo! Estamos ansiosos para receber empreendedores de todo o mundo! As inscrições já estão abertas!
40 startups aceleradas a cada ciclo de 6 meses.
Requisitos
● 2 a 3 empreendedores por equipe
● Idade mínima de 18 anos
● Estar em condição de permanecer em Minas Gerais durante todo o período do programa
Datas para chegada da primeira turma de empreendedores
● 16 de dezembro de 2013, ou
● 13 de janeiro de 2014
Maiores informações: http://seed.mg.gov.br/br/inscreva-se-ja/inscreva-se-ja
Desarrolando América Latina - A Copa das Startups
Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai mostrando o melhor em soluções inovadoras para o desenvolvimento da América Latina.
"Estamos cambiando la manera en que los ciudadanos de América Latina se relacionan con su comuna, su ciudad, su país y su región. Creamos aplicaciones cívicas de alto impacto con datos abiertos."
Inscrições abertas até o dia 4 de outubro, mais informações | http://2013.desarrollandoamerica.org/
Microsoft abre inscrições para a Imagine Cup 2014
A Microsoft anunciou que as inscrições para a Imagine Cup 2014 já estão abertas. A final da 12ª edição do evento vai acontecer em julho do ano que vem, em Seattle, nos EUA.
As principais categorias da 12ª edição da competição são Cidadania Mundial, Jogos e Inovação. As inscrições podem ser feitas no site da Imagine Cup. Os vencedores de cada categoria receberão um prêmio em dinheiro de US$ 50 mil.
Como aconteceu nas edições anteriores, finais nacionais ocorrerão em diversos países, incluindo o Brasil. As equipes vendedoras no país em cada categoria se classificarão como semifinalistas, e os projetos serão expostos na internet. Serão mais de 200 semifinalistas em todo o mundo, segundo a Microsoft. Os finalistas serão selecionados a partir de maio de 2014.
Segundo a Microsoft informou em seu blog, as categorias foram divididas da seguinte forma:
- Cidadania Mundial: essa categoria vai premiar a aplicação de software, desenvolvida em plataforma Microsoft, com maior potencial para gerar um impacto positivo na sociedade. O projeto pode, por exemplo, endereçar a solução para problemas sociais nas áreas de educação e saúde.
- Games: a categoria vai premiar os jogos mais atrativos e divertidos para adolescentes e jovens, construídos em plataformas Microsoft (Windows 8, Windows Phone, Kinect para Windows Software Development Kit, e Xbox Indie Games).
- Inovação: os aplicativos premiados deverão entregar inspiração e inovação nas mãos do consumidor, seja nas redes sociais, em compras ou busca on-line, sempre construídos com base em ferramentas e tecnologias Microsoft.
- gravação de vídeo de três a cinco minutos com proposta de projeto;
- apresentação de projeto por escrito com casos de uso e modelo de negócios formado;
- elaboração de uma experiência de usuário diferenciada.
Participar dos desafios não é requisito para concorrer em qualquer uma das três principais categorias.
Imagine Cup
A Imagine Cup existe desde 2003 e até hoje 165 mil brasileiros já se inscreveram para a competição. Na edição deste ano, o Brasil foi representado por duas equipes: a Oniria Games for Health Brazil e a Flying Ship. O time Flying Ship, formado por quatro estudantes da Unesp de Bauru, venceu o desafio App Campus, com o aplicativo Callvenient, que ajuda a identificar o momento mais conveniente para ligar para um determinada pessoa dependendo da agenda dela. Os estudantes ganharam 50 mil euros e participaram, neste mês, de um treinamento em uma universidade na Finlândia.
Nova sessão de Startup do Futurecom premiará com viagem para a Califórnia
Realizado pela primeira vez
no Futurecom, esta sessão trará um lineup de até 10 empresas startups
pré-selecionadas atuantes no segmento vanguardista de internet e/ou mobile que
farão os chamados pitchs, ou apresentações dinâmicas de 5 minutos, para serem avaliadas
perante um comitê avaliador.
Para quem
assiste: uma nova modalidade no Futurecom que permite oxigenar as ideias
tradicionais e imaginar novos segmentos de mercado dentro dos já existentes.
Alguns deles podem vir a se tornar o próximo grande OTT ou o próximo grande
inovador em Mobile e/ou Internet! Fique atento e assista a esse módulo inovador
e inspirador no Futurecom Ano 15.
Para quem
participa: uma chance de apresentar seu projeto para Investidores Anjo e ter
visibilidade, fazer sua startup decolar e ganhar prêmios.
A final acontecerá no dia
24 de outubro, quinta-feira, durante o Congresso do Futurecom, no Riocentro,
Rio de Janeiro.
Premiações: o
primeiro lugar ganhará uma viagem para Califórnia para conhecer a sede da
Qualcomm, o segundo e terceiro lugares ganham prêmios da Nokia e Blackberry
Fonte: Futurecom
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário. Toda participação é importante na construção de um conhecimento sólido a respeito do tema. Em breve responderemos à sua pergunta.
Thank you for your comment. Every contribution is important in building a solid knowledge on the subject. Soon we will respond to your question.