Vale do Silício reúne mais casas de luxo nos EUA
Com imóveis acima de US$ 30 mi, Atherton é a cidade dona do CEP mais caro do país
Em Atherton, na Califórnia, a casa mais cara custa US$ 33 milhões. E talvez o maior indicador da exclusividade no Vale do Silício seja o preço de um imóvel novo. A residência mais barata à venda em Atherton, com 111 m² e dois quartos, situada em um terreno de 557 m², vale US$ 1,2 milhão.
O preço médio das 50 casas listadas para venda recentemente em Atherton é de US$ 6,67 milhões, fazendo do seu CEP o mais caro dos Estados Unidos.
“Atherton é, de longe, a mais bem localizada de todas as comunidades de luxo do Vale do Silício”, diz Ken Deleon, corretora, cuja empresa registrou US$ 285 milhões em vendas de janeiro a agosto de 2013.
Investidores da China e da Índia têm se juntando aos ricaços norte-americanos que vivem lá. Seis bilionários da lista FORBES 400 moram em Atherton, incluindo Eric Schmidt, do Google, o magnata do setor de corretagem, Charles Schwab, e Meg Whitman, da HP. “Há dois dias eu mostrei uma casa de US$ 30 milhões em Atherton para um CEO de uma empresa de tecnologia local”, diz Ken.
A Baía da Califórnia é a Top 1 entre os 10 dos endereços mais caros dos EUA. Também fazem parte do ranking locais como Los Altos Hills, Belvedere e Portola Valley.
A economia da região tem sido turbinada graças ao crescimento do mercado de tecnologia. Nas cidades de Menlo Partk, Mountain View e Palo Alto, estão sediadas empresas como Google, Tesla, Facebook e LinkedIn, que desde 2009 levantaram aproximadamente US$ 300 bilhões.
Parte desse valor foi destinado ao mercado imobiliário local, com um crescente número de compradores dando lances pelas casas, que, por sua vez, estão diminuindo. Em Los Altos Hills, por exemplo, apenas 11 residências estão à venda.
“Há muitos compradores do setor de tecnologia pagando em dinheiro vivo. É o momento mais aquecido do mercado desde 2000”, diz Ken.
Os critérios para elaborar a lista anual dos endereços mais caros dos Estados Unidos foi feito com a ajuda da Altos Research, empresa que rastreia em tempo real os dados do setor imobiliário. Foram pesquisadas as informações de preço de mais de 22 mil códigos postais no país de julho a setembro deste ano, chegando aos 500 mais valorizados.
As estrelas brasileiras do Vale do Silício
Conheça a história de empreendedores que deixaram o País em busca de sucesso no berço da tecnologia nos Estados Unidos. Um deles é Michel Krieger, o criador do Instagram, um programa para iPhone que é fenômeno mundial
O aplicativo Instagram, que permite a qualquer usuário de iPhone inserir efeitos visuais em fotos digitais e compartilhá-las na internet, foi lançado em outubro de 2010, nos Estados Unidos. O sucesso foi instantâneo. Em uma semana, ele já contava com 100 mil usuários, marca que o microblog Twitter levou dois anos para alcançar. Atualmente, mais de três milhões de pessoas em todo o mundo utilizam o programa, o que também é uma façanha: o poderoso Facebook, a maior rede social do mundo, demorou um ano para chegar a essa marca.
Depois de virar febre na internet, o Instagram foi tema de reportagens da badalada revista de tecnologia Wired e de diários, como o inglês The Guardian e o americano The New York Times. O que confere um sabor especial a essa história é que por trás do mais novo fenômeno mundial da internet está um brasileiro: Michel Krieger, 24 anos. Ele criou o Instagram junto com o americano Kevin Systrom no Vale do Silício, o polo tecnológico situado ao sul da Baía de São Francisco, na Califórnia, de onde nascem as inovações que determinam os rumos do mercado internacional de tecnologia. Ter o próprio negócio faz parte da cultura do Vale do Silício, disse Krieger à DINHEIRO.
O Instagram recebeu em fevereiro um investimento de US$ 7 milhões, liderado por peixes graúdos do Vale, como Marc Andreensen, criador do Netscape, o primeiro navegador da internet, Matt Cohler, conselheiro do Facebook e sócio do fundo Benchmark Capital, e Jack Dorsey, fundador e presidente do conselho de administração do Twitter. Com o aporte, o Instagram está avaliado hoje em US$ 70 milhões.
O sucesso de Michel Krieger, que ao se mudar para os EUA adotou como seu primeiro nome Mike, é o mais comentado caso de brasileiro que está bombando no Vale do Silício, mas não é o único. Movidos pelo sonho de brilhar no berço da tecnologia mundial e quem sabe se tornar o próximo Mark Zuckerberg, o fundador do Facebook, outros empreendedores nascidos no Brasil desenvolvem projetos lá.
Os negócios ligados à internet, como redes sociais, jogos virtuais e mobilidade, estão entre as áreas nas quais eles mais empreendem. Alguns, como Krieger, trocaram o Brasil por São Francisco com o objetivo de estudar e acabaram se envolvendo em projetos de startups, o modo como são chamadas as empresas iniciantes geridas por pequenos empresários.
Isso acontece porque as universidades americanas não só estimulam o empreendedorismo como também fornecem o ambiente ideal para a criação de companhias, por intermédio de programas que auxiliam no desenvolvimento de negócios. Para completar o quadro, as principais empresas de venture capital, como a Sequoia Capital, assim como os investidores-anjo, que costumam dar o primeiro empurrão financeiro para as startups tecnológicas, estão baseadas na região do Vale do Silício.
Há ainda mais um ingrediente importante: compartilhar planos com outros empreendedores, colhendo conselhos, faz parte do jeito de ser no Vale do Silício. É comum o surgimento de parcerias a partir de conversas mantidas em cafés ou happy hours, o que também viabiliza o encontro com investidores. A experiência de ter cursado a universidade foi importante, pois lá conheci outras pessoas que também queriam montar o próprio negócio, afirma Krieger. Mas todo o ambiente do Vale é estimulante e facilita a vida de quem deseja viabilizar seus projetos.
O caminho percorrido até se tornar um empreendedor permitiu a Krieger se preparar bem para a entrada no mercado digital americano. Paulistano, ele passou boa parte da vida em São Paulo, mas, como o pai é executivo com carreira em multinacionais, morou também em Lisboa, Miami e Buenos Aires. Em 2004, desembarcou na cidade de Palo Alto, na Califórnia, a fim de fazer ciências da computação na prestigiada Universidade Stanford, que fica na região.
Foi lá que surgiu o interesse por novas tecnologias. Ainda na faculdade, ele participou de um programa para jovens empreendedores. Denominado Mayfield Fellows, o curso durava nove meses e previa um breve estágio em uma startup no caso de Krieger, a oportunidade surgida foi numa companhia chamada Foxmarks, que criava aplicativos para sincronizar os conteúdos favoritos entre diferentes navegadores e computadores.
Em seguida, ele foi contratado pela Meebo, uma startup que desenvolvia simuladores de comunicadores instantâneos, como o MSN, da Microsoft, para PCs e smartphones. Em um ano e meio como funcionário da Meebo cuja sede fica na cidade de Montain View, também na Califórnia, a mesma do Google, Krieger atuou como designer digital e elaborou recursos para incrementar o site. O convívio com os fundadores, Seth Sternberg e Elaine Wherry, algo comum entre as startups, possibilitou a ele entender as etapas para a criação de uma pequena empresa.
Com essas experiências na bagagem, Krieger não titubeou quando Systron o convidou para participar do desenvolvimento do Burbn, um aplicativo que permitia às pessoas postar fotos e vídeos e indicar sua localização pelo GPS ou smartphone. Depois de se juntar ao amigo, o programa foi reformulado e manteve apenas o recurso para compartilhamento de fotos.
Nascia ali o Instagram. O Burbn era muito confuso e complexo. Por isso tornamos o aplicativo mais simples, uma qualidade fundamental na internet, diz Krieger. Um dos segredos do sucesso do Instagram é que foi pensado para a era da internet móvel. A mudança dos hábitos das pessoas, que usam menos a web via computador e navegam mais pelo celular, abriu uma imensa gama de oportunidades.
Ron Czerny, da PlayPhone
Essa capacidade para identificar novos nichos num mercado em fase de profundas transformações também foi fundamental para o paranaense Ron Czerny, de 43 anos, fixar-se como um importante empresário no berço mundial da tecnologia. Ainda jovem, Czerny foi estudar na San Jose State University e, como jogava tênis muito bem, passou a representar a instituição em competições esportivas.
Mas, como se tornar um astro das quadras não estava escrito em seu destino, ele voltou os olhos para o setor tecnológico e farejou, no início da década passada, que o futuro estaria na telefonia móvel. Assim, criou em 2003 a PlayPhone, empresa focada em conteúdo e entretenimento para celulares. Por se tratar de um mercado muito novo na ocasião, a companhia só engrenou mesmo a partir de 2005.
Primeira empresa dos EUA a vender conteúdos para celular diretamente ao consumidor, sem a participação das operadoras, a PlayPhone firmou parcerias com grandes produtoras de conteúdo, como a Cartoon Network e a Sony Music. Hoje, ela é uma das maiores do mundo no campo do entretenimento para celulares, com atuação em 25 países e 120 funcionários. Harvest Moon, que é similar ao Farmville, Máfia II e 24 Horas são alguns de seus jogos mais populares. Em 2009, alcançou uma receita de US$ 100 milhões. O balanço de 2010 ainda não foi fechado, mas Ron não espera um grande crescimento.
Isso porque o conteúdo de diversão está migrando dos celulares tradicionais, foco da PlayPhone, para os smartphones. Por isso, a empresa concentrou esforços em 2010 no desenvolvimento de uma plataforma própria de games para redes sociais nos celulares inteligentes. A estratégia contempla também o lançamento, neste ano, de seus jogos em aparelhos que rodam com sistema operacional Android, do Google, além do próprio iPhone. Estamos fazendo os ajustes no momento certo. A área de games sociais é a bola da vez no mercado de entretenimento móvel, diz Czerny.
João Lima, da Coffee Bean
Se é verdade que o faro para descobrir tendências pode marcar a diferença entre o sucesso e o fracasso, não se pode esquecer da sorte como parte importante do jogo. O potiguar João Lima, 54 anos, que o diga. Em 2006, ele e seu sócio paulista Daniel Dalarossa venderam a Cyclades, fabricante de equipamentos de redes de informática, para a americana Avocent, por US$ 90 milhões. Fundada em 1989, no Brasil, a Cyclades não obteve um retorno financeiro imediato.
Após se instalar em Fremont, no Vale do Silício, em 1991, Lima percebeu que não teria condições de enfrentar muitos dos concorrentes, todos de maior porte, que já estavam estabelecidos na região. Sem ter conseguido receber aportes de investidores, a empresa apostou, então, em uma estratégia de preços agressiva e adaptou seus produtos para o sistema operacional Linux. O salto, no entanto, se deu com o repentino boom da internet, a partir de meados dos anos 1990, nos EUA, que depois se estendeu para outros mercados, inclusive o brasileiro. De repente, as placas da Cyclades começaram a vender como água. A empresa chegou a 320 funcionários e abriu escritórios em 16 países.
Com a venda da Cyclades, Lima ficou milionário e voltou a empreender novamente. Sua atual companhia, a Coffee Bean, fundada em 2007, presta serviço para cerca de 20 clientes especialmente agências de marketing digital do Brasil e dos EUA de gerenciamento de relações com clientes integrado às redes sociais. É uma modalidade nova de negócios, que ainda não movimenta grande volume de dinheiro, mas se mostra muito promissora.
Rede sociais
Lima diz ter abraçado esse segmento porque as empresas, a cada dia, se interessam mais em entender como transformar as informações geradas nas mídias sociais em base para ações de marketing com os consumidores. O objetivo do software que desenvolvemos é permitir que os clientes descubram oportunidades de vendas com os usuários de redes sociais, diz Lima. O nome da companhia é uma homenagem ao negócio de café que o pai, com quem teve suas primeiras aulas de empreendedorismo, começou, há mais de quatro décadas, no Nordeste.
No embalo, Lima resolveu mudar seu prenome. Adotei o John em minha assinatura porque os clientes não conseguiam nem falar meu nome de batismo, João, que dirá fechar um negócio comigo, afirma. À primeira vista, a questão da identidade soa como capricho, mas não é. Tudo o que puder ser feito para estabelecer boas relações com a comunidade local de negócios é bem-vindo. Afinal, os investidores americanos dão um extremo valor à biografia de um possível empreendedor. Querem conhecer seu passado e ter uma relação franca e aberta com o candidato a receber investimentos. Muitas vezes, investe-se na pessoa, no time, e não na ideia, diz o brasileiro Patrick Kann, que trabalha como investidor no fundo Idealab, no Vale.
André Leb, da CompassLabs
Formado em economia pela Universidade da Califórnia (UCLA), o paulistano André Leb conhece bem essa realidade. Fundador do PreçoMania, site comparador de preços, lançado no início da década passada no Brasil, ele hoje é sócio e vice-presidente da CompassLabs, uma plataforma de publicidade segmentada e direcionada nas mídias sociais, avaliada em US$ 50 milhões. Em ambos os projetos, Leb diz ter aprendido que se cercar de profissionais qualificados, desde o início, é essencial para atrair investimentos. A solidez da sua equipe é que vai garantir o resultado final, afirma Leb, que mora em Los Angeles com a família.
Ele se tornou sócio da CompassLabs, cuja sede fica na cidade de San Jose, também na Califórnia, poucos meses depois da criação da companhia, em maio de 2010. Até o momento, a empresa recebeu aportes que totalizam US$ 6 milhões, feitos por fundos, como o New Enterprise Associaton (NEA), e investidores destacados de tecnologia, como Mike Ramsey, cofundador e ex-CEO da companhia americana TiVO. A CompassLabs já fez campanhas para clientes como Coca-Cola e o grupo de comércio eletrônico eBay.
Hélcio Nobre e Guilherme Bastos, do Muzambo
Há negócios de brasileiros no centro tecnológico do planeta que ainda se encontram em estágios bem iniciais. Entre esses exemplos está o Muzambo, site de comércio eletrônico sediado em Sunnyvale, na Califórnia, especializado na exportação para o Brasil de produtos ainda não lançados no mercado nacional. Entre os itens comercializados estão desde equipamentos de computação, como o iPad, até videogames, passando por smartphones e artigos para cozinha, como batedeiras.
O projeto está no ar desde outubro de 2010 e foi idealizado pelo mineiro Hélcio Nobre e pelo curitibano Guilherme Bastos. Nobre conta que o desejo de empreender o levou a escolher os EUA para morar, há dez anos, quando foi cursar MBA na Universidade Stanford. Ele foi um dos responsáveis diretos pela abertura do escritório no Brasil, em 2010, da PayPal, empresa de pagamentos online, enquanto Bastos trabalhou no eBay. Na hora de decidir em que setor investir, não houve dúvidas. Focamos na área em que nossas competências poderiam se complementar, ou seja, o comércio eletrônico, diz Nobre.
Adriano Blanaru, da Clipik
A exemplo do Muzambo, a Clipik, de Adriano Blanaru, 32 anos, nascido em São Paulo, também dá agora os seus primeiros passos. Plataforma de edição de vídeos pessoais, a Clipik nasceu no ano passado enquanto ele cursava seu MBA na Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, instituição na qual se matriculou depois de abandonar uma carreira de dez anos no mercado financeiro no Brasil.
Durante o tempo livre entre uma aula e outra, Blanaru e alguns colegas se encontravam em um café para discutir a possibilidade de criação de um negócio, até que tiveram o estalo: Todas as pessoas têm fotos e vídeos digitais feitos durante uma festa ou viagem, esperando por uma edição mais caprichada, diz Blanaru. O que fizemos foi elaborar uma forma de facilitar isso para o público leigo. O fôlego para sustentar a empreitada enquanto o negócio ganha corpo está garantido. Baseada em São Francisco, a Clipik recebeu apoio financeiro, de valor não revelado, do fundo americano Valhalla Partners.
Além do financiamento de risco mais abundante, os empreendedores brasileiros que começam a se projetar no Vale do Silício contam com uma vantagem adicional na facilidade e na simplicidade para se abrir um negócio nos Estados Unidos, mercadorias ainda escassas no Brasil.
Paulo Lerner, da Frugar
No caso do carioca Paulo Lerner, 29 anos, a facilidade jurídica foi um estímulo a mais para uma jornada no Vale. Lerner é CEO da Kleintech, empresa que mantém a Frugar, uma rede social de opiniões sobre produtos. Dos trâmites burocráticos para locação de salas ao registro da futura companhia, tudo é descomplicado, o que faz com que o empreendedor possa se concentrar em questões relacionadas ao negócio. O marco regulatório aqui é muito propício, diz Lerner.
A Frugar faz parte de uma tendência que os americanos chamam de social shopping. A novidade pode ser descrita como a aproximação das compras online um negócio que fatura anualmente quase US$ 200 bilhões apenas nos EUA das redes sociais, como o Twitter, e até mesmo os sites de compras coletivas. Para entender melhor o conceito, pense numa plataforma digital que reúna transações virtuais e permita a interação entre usuários nas mídias sociais. Lerner já levantou US$ 2 milhões em investimentos e soma mais de 100 mil usuários de seu serviço, que ainda está em fase de testes.
Reinaldo Normand
Daqui a alguns meses, quem também passará por testes é uma nova empresa de um brasileiro que já é veterano no Vale. O mineiro Reinaldo Normand está envolvido na criação da startup 2 Mundos, do setor de videogames, cujos detalhes ele prefere ainda não revelar. Diz apenas que ela conta com investidores brasileiros e americanos, terá sede no Vale do Silício e atuará no Brasil. Será um empreendimento relacionado à área de games para redes sociais, afirma.
Nascido em Belo Horizonte, Normand se estabeleceu há pouco menos de seis meses na Califórnia, depois de retornar de uma temporada na China, no ano passado. Sua relação com a Meca da tecnologia da informação, no entanto, existe há mais de uma década, pois morou muitos anos em San Diego, cidade californiana próxima ao burburinho high tech. Normand é um dos fundadores do Zeebo, o primeiro videogame a fazer downloads de jogos via rede 3G. Esse projeto foi lançado, em 2009, junto com a brasileira Tectoy e companhias de sete países, entre os quais Estados Unidos, China e Japão.
Normand vendeu sua parte no projeto no ano passado e agora quer se dedicar, além da nova empresa, à formação de uma rede internacional de mentores do Vale. Trata-se de um grupo composto por investidores e pessoas experientes na formulação de startups, que terá o objetivo de ajudar jovens empreendedores. Por meio de encontros no Brasil e nos EUA, esse núcleo pretende colocar gestores americanos de venture capital frente a frente com os brasileiros, abrindo a possibilidade de multiplicar o número de estrelas nacionais que brilham lá fora. Sei de muitos investidores que se interessam em fazer negócios na área digital no Brasil, mas não o fazem porque não conhecem ninguém aí, diz. É preciso conectar o País ao Vale do Silício.
Eduardo Saverin e o Facebook
A história de brasileiros no Vale do Silício é em grande parte feita de jovens que se fixaram lá para estudar e que, depois de formarem suas redes de contatos, fundaram empresas. O caso do paulistano Eduardo Saverin, no entanto, tem peculiaridades que o diferenciam dos demais. Em primeiro lugar, ele se mudou com a família para Miami quando ainda era criança e depois se naturalizou americano. Mas a principal diferença é que nenhum outro conterrâneo alcançou tamanha fama e riqueza.
A razão para o estrelato é que Saverin financiou os primeiros US$ 1 mil para que o Facebook começasse a funcionar. O projeto surgiu quando ele e Mark Zuckerberg, o criador do site, estudavam na Universidade Harvard, em Cambridge, nos Estados Unidos. Quando a empresa foi transferida para Palo Alto, no Vale, ele foi afastado da operação, o que motivou uma longa batalha judicial. Resolvidas as pendengas, hoje Saverin detém 5% do Facebook e uma fortuna avaliada em US$ 2,5 bilhões.
A relação do paulistano com o Vale do Silício não se limita ao Facebook. Ele liderou investimentos superiores a US$ 15 milhões em startups, como o Qwiki, uma espécie de Wikipédia multimídia. Como é avesso a entrevistas, não se sabe ao certo onde mora hoje, mas acredita-se que viva a maior parte de seu tempo em Cingapura.
Fonte: Isto É Dinheiro
O Vale do Silício é logo ali
A desenvolvedora brasileira de software Totvs fincou sua bandeira na meca da tecnologia mundial. E já se tornou sócia do lendário investidor Marc Andreessen
Ao longo de sua trajetória empresarial, o empreendedor paulista Laércio Cosentino já comprou algumas dezenas de empresas. É graças a essa estratégia de crescimento via aquisições que Cosentino consolidou a Totvs como a maior empresa de software de gestão do Brasil, com uma receita de R$ 1,4 bilhão, em 2012, e valor de mercado de R$ 5,8 bilhões. Neste ano não foi diferente. No primeiro semestre, a Totvs assumiu o controle de mais quatro empresas. Três delas no Brasil – a PRX, que atua com sistemas no segmento agroindustrial, a RMS, focada em varejo e supermercados, e a ZeroPaper, que desenvolve um software de gestão financeira (nesta última, ficou com uma fatia minoritária).
A quarta foi a americana GoodData, startup que atua na área de big data, como são chamados os softwares que analisam centenas de milhares de dados online. A Totvs participou de uma rodada de aporte da companhia, que contou também com o apoio do fundo de private equity Andreessen Horowitz, do empresário Marc Andreessen, o lendário criador da Netscape e considerado o investidor mais influente do Vale do Silício. Esse é o primeiro resultado do Totvs Labs, laboratório de inovação que a empresa de Cosentino abriu nos Estados Unidos no ano passado, em Mountain View, no coração do Vale do Silício, região da Califórnia onde estão sediadas as empresas mais inovadoras do planeta.
“A presença no Vale do Silício nos deixa próximos da inovação”, diz Alexandre Dinkelmann, vice-presidente executivo de estratégia e finanças da Totvs, responsável por acompanhar os avanços do escritório americano. Localizado a apenas oito minutos da sede do Google, o escritório está instalado no edifício ocupado pela Fundação Mozilla, que desenvolve o navegador de internet Firefox. O Totvs Labs não tem apenas a missão de ser uma espécie de embaixada da companhia brasileira na meca da tecnologia mundial. Sua função é desenvolver tecnologias de ponta que podem se transformar em produtos da companhia.
Em tão pouco tempo de atuação, isso já está acontecendo. O primeiro produto a sair do laboratório da Totvs é o Identity Fluig, uma ferramenta de gestão de recursos humanos que funciona online. O sistema mapeia as características e habilidades dos funcionários de uma empresa para selecionar os perfis mais adequados para vagas que estão abertas. O escritório americano deve ser ainda fundamental para recrutar talentos. Afinal, não há lugar melhor para encontrá-los do que no Vale do Silício, para onde afluem os melhores cérebros tecnológicos do globo.
O Totvs Labs, até o momento, conta com 15 funcionários. Entre eles há apenas um brasileiro, que divide o espaço do edifício na rua Castro, uma das maiores de Mountain View, com russos, chineses, indianos e americanos. “Essa diversidade é essencial para qualquer empresa que quer ser global”, afirma Dinkelmann. A Totvs opera em 23 países ao redor do globo. Essa presença, no entanto, não indica que tenha uma forte participação internacional em seu volume de negócios e vendas. Sua operação está concentrada na América Latina, região onde diz ser líder em software de gestão, mercado que disputa com gigantes globais como a alemã SAP e a americana Oracle.
Seu desempenho, no entanto, é todo calcado no mercado brasileiro. No ano passado, apenas R$ 20,3 milhões vieram de vendas para o mercado internacional, algo em torno de 1,5% de sua receita líquida. Não se deve esperar, portanto, grandes emoções vindas do laboratório americano. A companhia não quer dar um passo maior do que as pernas. “Hoje pensamos na América Latina”, afirma Dinkelmann. “Não vamos forçar uma maior internacionalização.”
Fonte: Isto é Dinheiro
Vale do Silício terá prédio residencial do Facebook
Facebook pretende construir prédio no Vale do Silício. O local contará inclusive com creche para cachorros.
Nesta semana o Facebook revelou que irá construir um prédio residencial próximo de seus escritórios no Vale do Silício, na Califórnia. De acordo com informações do Wall Street Journal, o complexo contará com 394 apartamentos e precisará de um investimento de US$ 120 milhões. O local será nomeado de Anton Menlo (Anton em referência à incorporadora e Menlo por causa da cidade, Menlo Park).
Conforme um representante do Facebook, a intenção de construir o prédio não está ligada a reter os seus funcionários. "Certamente estamos animados para ter mais opções de moradia perto de nossa sede, mas acreditamos que as pessoas que trabalham no Facebook o fazem porque se sentem recompensados e acreditam em nossa missão."
Entre os atrativos do local está uma loja de conveniência, cafeteria, piscinas, academia, área de entretenimento e até uma creche para cachorros. O projeto foi desenvolvido pelo Facebook em parceria com a St. Anton Partners, uma incorporadora da região.
Grande parte dos apartamentos será vendida pelo preço de mercado, sendo que alguns deles serão separados para famílias de baixa renda. Apenas 15 unidades estarão disponíveis para funcionários da rede social.
"A beleza disso é que é extremamente perto da nossa sede", afirmou ao WSJ John Tenanes, diretor de imóveis do Facebook e um dos arquitetos envolvidos no planejamento. "É uma pedalada de cinco minutos. E você nem precisa usar os freios."
Conforme um representante do Facebook, a intenção de construir o prédio não está ligada a reter os seus funcionários. "Certamente estamos animados para ter mais opções de moradia perto de nossa sede, mas acreditamos que as pessoas que trabalham no Facebook o fazem porque se sentem recompensados e acreditam em nossa missão."
Entre os atrativos do local está uma loja de conveniência, cafeteria, piscinas, academia, área de entretenimento e até uma creche para cachorros. O projeto foi desenvolvido pelo Facebook em parceria com a St. Anton Partners, uma incorporadora da região.
Grande parte dos apartamentos será vendida pelo preço de mercado, sendo que alguns deles serão separados para famílias de baixa renda. Apenas 15 unidades estarão disponíveis para funcionários da rede social.
"A beleza disso é que é extremamente perto da nossa sede", afirmou ao WSJ John Tenanes, diretor de imóveis do Facebook e um dos arquitetos envolvidos no planejamento. "É uma pedalada de cinco minutos. E você nem precisa usar os freios."
Agência para exportação abre escritório na Califórnia
Empresários brasileiros que quiserem prospectar mercado na região do Vale do Silício, conhecida pela concentração de negócios de tecnologia, têm uma opção de casa provisória: um escritório para ser compartilhado na cidade de San Francisco.
A Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento) inaugurou o espaço no fim do mês passado. Alguns empresários já foram conhecer o local, mas nenhum se instalou lá.
A diretora de gestão corporativa da Apex, Tatiana Porto, diz que "esse escritório, pela natureza da região, vai ser mais para start-ups" (empresas iniciantes de base tecnológicas). A agência já tem sete outros pontos pelo mundo (Moscou, Pequim, Luanda, Dubai, Bruxelas, Havana e Miami).
"Por incrível que pareça, esse serviço é desconhecido", afirma Porto. O trâmite é o seguinte: entrar em contato com a agência, que irá avaliar se há mercado para a empresa na região para a qual ela quer ir. A Apex aciona a equipe na localidade e descreve no que pode ajudar. "Estando tudo OK, a gente começa o atendimento."
Guido Jackson, 45, cofundador da Pip.pe, é um dos que pensam em usar as instalações da Apex. Ele diz que quer usar o espaço, que tem capacidade par cerca de dez pessoas, a cada três meses, porque quer entrar no mercado norte-americano. Ele esteve na região durante uma semana, em uma missão de start-ups de Santa Catarina.
Elton Miranda, 32, fundador Tex.do, também conheceu o escritório da Apex. Ele conta que em um curto espaço de tempo conseguiu falar com empresas que "imaginava ser inatingíveis". "Conseguimos reunião com o pessoal do LinkedIn. Só estando lá para conseguir esse tipo de conexão."
Fonte: Folha de São Paulo
Lições de inovação do Vale do Silício
Tornar a TI ágil e buscar tecnologias criativas movem companhias tradicionais a um novo caminho
A inovação é contagiante. Assim, as práticas inovadoras do Vale do Silício, nos Estados Unidos, podem servir de espelho para companhias ao redor do mundo em busca de novos processos de gestão a fim de promover mudanças profundas nos negócios.
Jeanne Harris, diretor global de gestão de TI do Instituto Accenture de Alta Performance, e Allan Alter, pesquisador de inovação na mesma instituição, conduziram uma pesquisa com organizações na região norte-americana conhecida por ser um polo tecnológico diferenciado a fim de levantar insights para inspiração de companhias ao redor do mundo.
“Acreditamos que os departamentos de TI ao redor do Vale – apenas pela localização onde estão instalados – estariam à frente do mercado em aspectos importantes da tecnologia corporativa. Em diversas maneiras, as entrevistas que fizemos com CIOs do Google, Facebook e mais de 30 outros executivos da área corroboraram isso”, escrevem os especialistas em artigo publicado na Harvard Business Review. Alguns deles, inclusive, mostraram como departamentos de TI tradicionais podem evoluir.
Um dos pontos centrais é tornar a área de TI ágil, a exemplo de empresas como Clorox e Gap, consultada pelos especialistas. A primeira, uma fabricante de alvejantes e outros produtos domésticos há 100 anos no mercado, busca a rapidez com soluções pré-configuradas de computação em nuvem e infraestrutura muito parecidas com o que as companhias no Vale do Silício fazem. A Gap, por sua vez, está deliberadamente colocando sua infraestrutura em linha com o que companhias de internet realizam ao trocar a tecnologia proprietária da maneira que é possível, como em data centers, com softwares e infraestruturas open source. Além disso, a empresa do setor têxtil também reforçou os testes de software e de gestão – trabalho árduo, mas cuja expectativa de retorno é enorme, segundo relata o CIO Tom Keiser.
Ambos os exemplos estão abrindo mão do desenvolvimento de software tradicional, comumente encontrado no mercado corporativo, para abraçar o que companhias de tecnologia fazem: desenvolvimento ágil, com novidades a períodos de duas semanas, aproximadamente. Keiser resume que o objetivo é entregar novas capacidades nas lojas não todos os anos, mas a cada semana.
Além disso, soluções criativas podem dar conta de problemas convencionais da TI. Tome como exemplo a Clorox que usa suas conexões com startups para resolver questões que emperram o negócio interno. Um simples café da manhã com um profissional que trabalha para uma companhia no Vale do Silício ajudou ao CIO Ralph Loura a encontrar respostas para um problema recorrente: a colaboração com gestores frustrados, cujos projetos foram jogados barra baixo na lista de prioridades da corporação. Seu colega convenceu-o a colocar o tópico à luz da transparência. Assim, Loura, começou a usar ferramentas de visualização para ajudar os gestores a enxergar porque outros projetos foram priorizados pela Clorox. Dessa maneira, mesmo que eles não estejam felizes com a situação, eles ao menos entendem por que devem apoiar outras iniciativas em prol do negócio como um todo.
Replicar essas táticas da cultura do Vale pode não apenas alavancar o negócio, mas também atrair talentos valiosos disputados por companhias de alta tecnologia. Eles também podem desenvolver ações inovadoras internamente, que contaminarão diversas áreas e marcarão uma nova fase da TI, conclui a dupla da Accenture.
Fonte: InformationWeek
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